O Justo, o indeciso, o injusto. Com quem você se identifica? – A morte de Saul

criminal_justice_jurisprudenceA Bíblia relata a história de três pessoas: o justo, o indeciso e o injusto. Com quem você se identifica?
O justo procura justiça, o indeciso não passa de um injusto querendo passar-se por justo, e o injusto somente cometendo injustiças.
Leiamos

1 Samuel 31.3-6

“E a peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram e muito temeu por causa dos flecheiros. Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito. Então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela. Vendo, pois, o seu pajem de armas que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada, e morreu com ele. Assim faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia.”

Vamos observar algumas lições neste relato que a Bíblia nos traz.

Falemos primeiramente do injusto:

Saul,  sem dúvidas,  morreu por sua própria espada, não querendo ser morto por um filisteu. Mas os injustos (filisteus), ao verem que Saul tinha morrido, pegaram seu corpo e deceparam sua cabeça e a levaram para o templo dos ídolos deles.   “Sucedeu, pois, que vindo os filisteus ao outro dia a despojar os mortos, acharam a Saul e a seus três filhos estirados na montanha de Gilboa. E cortaram-lhe a cabeça, e o despojaram das suas armas, e enviaram pela terra dos filisteus, em redor, a anunciá-lo no templo dos seus ídolos e entre o povo I Samuel 31.8,9

O injusto, nesta terra procede assim: quer sempre ter a honra de dizer: Eu matei, mas Saul já estava morto. Eles deceparam a cabeça dele, mas para que? Já estava morto. Eles saquearam a Saul.  Assim é o mundo, quer aproveitar de tudo que acontece, ri a desgraça do justo e dos injustos, querem o cheiro da podridão. Por isso levaram a Saul para o templo dos ídolos deles. O que fazer com um cadáver? Não seria o certo enterrá-lo? Como não o enterram estavam  gostando da podridão,  querendo o mau cheiro. E o que seria o mau cheiro? Quando um justo erra (afinal, não existe justo algum que não erre), eles fazem questão de mostrar  e divulgar o erro, mas evitam divulga o lado positivo e as coisas boas.

O indeciso é também  um injusto, querendo honra e riqueza. Aparentemente está do lado mais forte, digo, aparentemente, pois não pode ficar do lado mais forte, se Deus não está ao lado dele. Veja o exemplo de um amalequita. Em II Samuel 1.5-10, esse amalequita, ao dizer que matou a Saul, mentiu. Vimos a história real em I Samuel 31.3-6 ele buscava honra, e desejou sempre estar do lado mais “forte”, mas nunca esteve realmente, pois embora o exército de Davi, humanamente falando, fosse menor, ele estava com Aquele que lhe prometera que seria rei. O amalequita estava com Saul, mas por quê? Porque Saul tinha um grande exército, e ele buscava honra, vâ glória,  reconhecimento, fama ( Satanás sempre oferece estas três coisas para a humanidade: fama, riqueza e prazer). O amalequita estava querendo fama,  uma recompensa e o prazer decorrente dela.  Talvez, até ser intitulado chefe de alguma coisa, o que significaria riqueza. O injusto amalequita não mediu esforços para conseguir isso, a ponto de mentir dizendo: “Arremessei-me, pois, sobre ele, e o matei, porque bem sabia eu que não viveria depois da sua queda, e tomei a coroa que tinha na cabeça e a manilha que trazia no braço, e as trouxe aqui a meu senhor.” II Samuel 1.10, Por que  não fez isso antes? Por que não  buscou a ser das fileiras dos exércitos de Davi, quando Saul ainda estava com vida? Porque para o mundo isso não tem valor, ou seja, estar do lado mais fraco. O indeciso nada mais é que uma pessoa injusta, mundana. Tal  mentira não lhe trouxe  bênção alguma, pelo contrário,  resultou em morte, como descrito em II Samuel 1.14-16.

O Justo, este caracterizado por Davi, queria justiça. Justiça das coisas de Deus. Estava disposto a esperar por Deus com paciência, para que no tempo certo, Deus desse a ele o poder, afinal,  o que prometeu é poderoso para o cumprir. Quem prometeu não mente . Números 23.19 diz: “Deus não é homem, para que minta nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura diria ele, e não o faria? ou falaria, e não o confirmaria?” Portanto se Deus prometeu, espere com paciência assim como Davi , conforme registrado no Salmo 40.1 “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”. Davi foi perseguido por aproximadamente 10 anos por Saul, foi perseguido de morte. Saul o perseguia com intenção de matá-lo. Davi não quis vigança com as próprias mãos. Salomão aprendeu isso com seu pai e registrou: “Não digas: Vingar-me-ei do mal. Espera pelo Senhor, e ele te livrará.”  Provérbios 20.22

Vamos esperar e permanecer do lado do Justo Deus, o Pai, Aquele que promete e cumpre!

De que lado você está? Com quem se identifica? O justo, o indeciso ou o injusto?

Ao indeciso existe um consolo: Jesus Cristo é a certeza do indeciso, em sua palavra está registrado: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus aos que crêem no seu nome João 1.12“, corra para os braços de Jesus, pois ele é fiel e justo para cumprir o que disse: “Mas alguns virão a Mim – aqueles que o Pai Me deu – e nunca, nunca rejeitarei os que vierem João 6.37
“Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o e se Baal, segui-o. I Reis 18.21“, você está indeciso entre dois pensamentos? Saibam então, só existe um único Deus:
“E a vida eterna e esta: que te conheçam, a ti só por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17.3
“Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém. Romanos 16.27
“Ora ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o sempre. Amém. I Timóteo 1.17
“Ao único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo, nosso Senhor, seja glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora, e para todo o sempre. Amém. Judas 1.25
Assim como o Salmista, se você confiar nele você será socorrido
“O Senhor é a minha força e o meu escudo nele confiou o meu coração, e fui socorrido pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei. Salmo 28.7
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem, I Timóteo 2.5

Quanto ao injusto, há uma viva esperança, Jesus morreu na Cruz para nós salvar e nós deu a remissão, o perdão de nossos pecados por meio do Sangue dele derramado na Cruz:

“E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores. Marcos 2.17
“Logo muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Romanos 5.9
“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, Efésios 1.7” “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados Colossenses 1.14
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem, I Timóteo 2.5
“Se dissermos que não temos pecado, só estamos nos enganando a nós mesmos, e recusando aceitar a verdade. Mas se confessarmos os nossos pecados a Ele, podemos confiar que Ele nos perdoa e nos purifica de todo erro. E é perfeitamente correto Deus fazer isto por nós porque Cristo morreu para levar os nossos pecados. I João 1.8,9

Ao justo permaneça firme na fé, na esperança.

“Aquele pois que cuida estar em pé, olhe não caia. I Coríntios 10.12
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. I Coríntios 15.58
“Vigiai, estai firmes na fé portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. I Coríntios 16.13
“ESTAI pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão. Gálatas 5.1
“Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança porque fiel é o que prometeu. Hebreus 10.23

Lembre-se, Jesus Cristo, é a única solução para sua vida!

Que o Senhor abençoe sua vida!

If you enjoyed this post, make sure you subscribe to my RSS feed!