Resolvendo conflitos!

Os conflitos são resolvidos por pacificadores. Sejam eles internos ou externos, que estão dentro do conflito ou fora.

‘“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” Mateus 5.9. Esta palavra ´pacificador´, no original grego, ocorre somente aqui em todo o Novo Testamento. Pacificador é alguém que trabalha pela manutenção da paz. Trabalham pela paz. Não está escrito ´Bem-aventurados os que amam a paz´, porque a maioria de nós diz amar a paz. Não está escrito ´Bem-aventurados os pacíficos´, que não se incomodam com nada, sempre inertes diante de qualquer questão. Nada disso!’

Mas o que é conflito? Tem diferença entre conflito e contenda? Com a palavra um amigo e pastor Eliel Goulart “Há uma incompreensão ao se confundir ´conflito´ com ´contenda´. Conflito é choque de opinião, de interesse, de ponto de vista, de desejo. Opor-se a algo que não concorda. Exemplos: uns querem pintar a parede do templo de branco, e outros querem de verde. A esposa quer visitar a mãe no feriado, e o esposo quer viajar para outro lugar. Há conflito. Mas, o crente não pode permitir que tal se decaia para contenda. Contenda tem confronto. Conflito tem oposição, mas não tem confrontação. Conflito tem diferença, mas não tem discórdia.” ele acrescenta: “É impossível conviver sem conflitar. “.

O que acontece é que muitos confundem e não entende, para isso vamos a Bíblia, a Bíblia diz que o Senhor Jesus não teve pecado, mas vemos o Senhor Jesus conflitar, conflitar com os fariseus, escribas, com os discípulos, inclusive com João Batista. Se o Senhor Jesus nunca pecou, então não pode ter contendido.

Vamos nos atentar apenas ao conflito entre João Batista e o Senhor Jesus e como foi resolvido, para que possamos aprender como resolve. A Biblia em Lucas 1 que João Batista seria cheio do Espírito Santo desde o ventre:. “e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.”, mas quando o Senhor Jesus foi para ser batizado houve um conflito ali, João Batista Mateus 3.14 disse que João “impediu” ou “proibiu” de acordo com o original grego, João estava impedindo que o Senhor Jesus fosse batizado, porquê? João dizia que ele deveria ir até ao Senhor e não o Senhor até ele. Lembre-se que a Bíblia diz que João esta cheio do Espírito Santo, não era carnal, era cheio desde o ventre. Entre os nascido de mulher o Senhor Jesus disse que não havia maior que João. Cheio é a maior media, é a medida completa. Então não sobrou espaço para a carnalidade.

Como foi resolvido? O Senhor Jesus disse: “Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.” Mateus 3.15.

João aceitou a palavra do Senhor, o conflito não virou contenda. A pacificação vem quando obedecemos a palavra de Deus. Amos o nosso próximo. É melhor trabalhar pela paz, amar nosso próximo do que contender.

É melhor pacificar do que gerar contenda. Conflito se resolve quando uma das partes sede, e não quando uma das partes vira as costas depois de dizer o que pensa. Em um conflito uma das partes devem ceder, como diz meu amigo: O mais espiritual cala primeiro. Calar não é desprezar, não ir simplesmente dá a última palavra e sair. Dá a última palavra é característica do mundo e não de do Cristão. O cristão tem que trabalhar pela paz e não fugir da conversa depois de dizer o que pensa sem ouvir o outro. Isso é mente fechada, falta de consideração pelo próximo, não há amor nisso.

O Senhor Jesus na cruz quando quiseram contender com ele, Jesus não contendeu, mas calou-se e só ouviu as acusações, ele não precisou provar que estava certo, não contendeu, sua voz não se ouviu. Ele não fugiu da cruz, ele carregou até o fim.

O conflito acaba, quando alguém cede, se ninguém ceder, já virou contenda.

Portanto, é melhor ceder que perder a comunhão.

If you enjoyed this post, make sure you subscribe to my RSS feed!