Todos nos já sabemos sobre a vida de Jó, sobre sua paciência, o sofrimento dele, porém a palavra de Deus é uma fonte inesgotável.
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz… Hebreus 4.12“.
Vamos então beber mais um pouco dessa fonte
em Jó 1.1-3
1) HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó e este era homem sincero, reto e temente a Deus, e desviava-se do mal.
2) E nasceram-lhe sete filhos e três filhas.
3) E era o seu gado sete mil ovelhas, e três mil camelos, e quinhentas juntas de bois, e quinhentas jumentas era também muitíssima a gente ao seu serviço de maneira que este homem era maior do que todos os do oriente.
A palavra de Deus nos revela que Jó, era sincero, reto e temente a Deus, e desviava-se do mal, além de ser o mais rico do oriente, mas houve um dia em que Jó foi provado.
Em sua provação Jó perdera tudo que tinha, filhos, filhas, ovelhas, camelos, bois, jumentas, servos, servas, casa, saúde, amigos.
Jó só não perdera sua esposa, sua vida e sua confiança no Deus Altíssimo.
Jó ao perder tudo, seus amigos foram consolá-lo, mas o estado de Jó eram tão miserável que os amigos de Jó não tiveram palavras para falar, “E se assentaram juntamente com ele na terra, sete dias e sete noites e nenhum lhe dizia palavra alguma, porque viam que a dor era muito grande. Jó 2.13”
Após este período os amigos de Jó falam com ele, mas ao invés de ajuda-los, acusa de pecado, de negligencia entre outras acusações, será que este era o momento de acusa-lo? Não, este era o momento de consolá-lo, era o momento de mostrar misericórdia, orar com Jó. Não vinha ao caso se Jó pecou ou não, a questão era que Jó necessitava de ajuda, e não de ser acusado. Tem gente assim na igreja, quando os amigos precisam, eles estão prontos para fazer como os amigo de Jó, será que eu e você não estamos sendo assim?
Jó sofreu, como ninguém mais, o sofrimento de Jó é o maior que a Bíblia registra, Jó sofreu a tal ponto de sua esposa dizer: “Ainda reténs a tua integridade? amaldiçoa a Deus, e morre. Jó 2.9“, observemos, a mulher de Jó disse: “integridade”.
Jó não era fiel apenas na igreja;
Jó não era fiel apenas em casa;
Jó não era fiel apenas na casa de seus filhos;
Jó não era fiel apenas junto aos amigos;
Jó não era fiel apenas nos negócios;
Jó era fiel, na igreja, em casa, na casa de seus filhos, com os amigos, nos negócios, em todo lugar e em todos os sentidos da vida ele era fiel a Deus.
Se em algum ponto da vida de Jó ele não fosse fiel, ele não seria “integro”, mas Jó era fiel, era integro a Deus, a sua família, a seus filhos.
Jó sofrendo e sua esposa lança uma bomba (devemos orar para que Deus nos prepare um cônjuge de acordo com a vontade dele, sábio, que compartilhe de nosso sofrimento, que alegre nos momentos alegre da vida, que chore nos momentos tristes).
Jó conhecia o Deus que ele servi, mesmo a tanto sofrimento ele disse:
“Pois eu sei que o meu Redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra. Jó 19.25”
Jó estava sofrendo, mas confiante em Deus, esperando com paciência no socorro de Deus
Mas, Jó sabia que mesmo que Deus não socorresse Jó ainda esperaria em Deus, a ponto de afirmar: “Ainda que ele me mate, nele esperarei… Jó 13.15”
Jó conhecia o Deus que ele servia, será que estamos aptos a servir a Deus como Jó? Será que estamos disposto a morrer pela vontade de Deus? Será que estamos disposto a confiar plenamente em Deus? Será que estamos disposto a entregar nossos caminhos a Deus, mesmo que pareça um caminho que tudo está perdido?
Vamos esperar em Deus, pois se somos provado é para algo maior, se Deus nos quer provar, Deus tem algo muito maior para nós, vamos lutar, esperar com paciência confiar no Senhor Jesus que deu sua vida na Cruz por nós e muitas das vezes nós esquecemos. Deus não te dará um julgo maior do que você pode suporta, Jesus disse: “Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11.30”
Amados, Jó perdeu tudo, menos a esposa, porque Deus fez apenas uma Eva para um Adão, mas até a esposa de Jó ao invés de consolá-lo fez ao contrário, “amaldiçoa a Deus e morra”. Mas convenhamos, a esposa de Jó estava lá para falar isso. Ela não o abandonou, ela estava com ele. Isso é um casamento, ela continuou com ele até o fim.
Se você está passando por algum problema eu tenho certeza que não se compara a provação de Jó.
Confia em Deus “Entrega o teu caminho ao Senhor confia nele, e ele tudo fará. Salmo 37.5“, a Bíblia também nos diz:
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. Romanos 8.28“, mas como assim? Como meu sofrimento pode contribuir para alguma coisa? Não seja apenas provado, seja aprovado também por Deus, e ele te restituirá tudo que você perdeu, ao fim de tudo que Jó passou Deus fez que Jó tivesse tudo em dobre, no começo Jó tinha: “E era o seu gado sete mil ovelhas, e três mil camelos, e quinhentas juntas de bois, e quinhentas jumentas era também muitíssima” e por fim: “E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro porque teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas.”
Espera em Deus confia que Deus irá te atender, se Deus ainda não te respondeu porque ainda não chegou a hora.
Nossa! Eu li Jó mas nao entendi…eu achava que ele estava o tempo todo blasfemando a DEUS e que os amigos dele estavam certos. Eu acho que estou igual aos amigos de Jó, ao invés de confortar as pessoas e nao me alegrar nas suas desgraças, estou dizendo que elas fizeram isso e aquilo de errado e ocultamente fico feliz ao saber que eu estou certa e elas erradas quando lhes acontece algo de ruim!!!!! Estou dizendo eu que DEUS é vingativo?? Saio desta agora mesmo, porque DEUS é bom e é isso que ele serpá pra mim agora!!!!!!!!! Vai ver que é por isso que DEUS ainda nao me abençoou com dinheiro abundante apesar de eu muito pedir!
Jó era religioso, não era sarcedote no seu lar os filhos viviam em feta, conheceu a DEUS JO 42.5
Você não sabe o que fala.
Quem disse assim: Viste o meu servo Jô: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Jô 1.8.
Foi O próprio Deus que disse isso.
íntegro é algo completo.
É verdade sim que os filhos de Jô faziam muitas festas entre seus irmãos, veja:
4) E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles.
5) Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.
Mas o que Jô fazia? Sacrificava por seus filhos, o texto diz: “Talvez pecaram”, não diz: Meus filhos pecaram, diz: talvez pecaram, isso quer dizer que os filhos de Jô eram sim ensinados a andar no caminho certo.
Muito bom o estudo!!! gostei d+!! eu pensava que a esposa de Jó depois daquilo que ela fala a ele, ela desapareceu, o abandonou … foi embora!! e fico a pensar o que aconteceu com ela? rsrsrsrs!! só na glória que poderei pergunta-lo quando encontrar meu irmão Jó!!! rsrsrs!! eu gosto muito de Jó e sua vida nos ensina muitas coisas.. varias qualidades que o cristão deve ter que Jó nos ensina! abraços ]11
Muito bm esse estudo aprendir muito
Jó fica com a mesma mulher, pois na Biblia não fala que ele se casou de novo, muitos condena a mulher de jó, mas perde 7 filhos de vez se vc não fica doida como ela, muitas mulheres ja tinha ido embora não estaria nem para falar nada ! esta ficou.