Houve silêncio no céu!…

Em apocalipse 8 vemos que houve silêncio quando os anjos traziam as orações dos santos.

E o que é uma conversa senão várias orações que são feitas?

“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se” Tiago 1:19 (NVI)

Muitas vezes, podemos nos concentrar em transmitir a mensagem de Cristo e nos esquecer de ouvir e dar atenção às pessoas ao nosso redor. No entanto, a Bíblia nos ensina que devemos ouvir e nos importar com os outros, a fim de criar relacionamentos significativos e compartilhar a palavra de Deus de maneira eficaz. Ouvir não significa apenas escutar as palavras, mas também compreender as emoções e os sentimentos subjacentes, mostrando um interesse genuíno no que a pessoa está compartilhando.

No versículo citado, somos lembrados de que devemos ser rápidos em ouvir e lentos em falar. Ao prestar atenção às necessidades e preocupações das pessoas ao nosso redor, estabelecemos um relacionamento de confiança e respeito mútuos, o que nos permite compartilhar a mensagem de Deus de maneira mais eficaz.

“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” Filipenses 2:4 (NVI)

Precisamos lembrar que nossa pregação e testemunho serão mais eficazes quando praticamos o amor em nossas vidas. Ouvi recentemente um podcast onde a pessoa dizia que ouviu por uma hora uma senhora que dizia de início que não tinha mais jeito na casa dela. Então eles deixaram ela falar, eles estavam cansado já de ouvir, ela falou até não ter mais palavras, quando terminou a senhora ficou receptiva a ouvir a palavra de Deus. Por que? Por que deram ouvido a ela.

“Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.”Provérbios 18:13 (NVI)

Somos aconselhados pela palavra de Deus a não responder precipitadamente sem ouvir completamente o que os outros têm a dizer. Quando respondemos/falamos sem ouvir não há recepção do que falamos.

Recentemente eu ouvi algumas vezes a frase: “vá direto ao ponto.” ou por último “ixi” isso foi tão impactante negativmente para mim que mostrou o total desinteresse na pessoa em me ouvir, por um lado foi bom, porque eu aprendi a ouvir mais minha filha e deixar ela contar suas histórias por completa e entendi o quão importante era para ela deixar ela contar tudo. As vezes não falamos nada também, mas nosso corpo mostra o quanto queremos sair logo daquele lugar, então precisamos ter cuidado para que nossas palavras acompanhe nossas atitudes.

Quando dizemos “vá direto ao ponto” simplesmente não vamos compreender suas emoções e mostra nosso total desiteresse na conversa e tampamos os ouvidos para ouvir.

Como esperar que nossa pregação seja bem sucedida se nós não estamos vivendo o amor de Cristo? Se não há uma verdadeira comunhão? Se não levamos a carga um dos outros? Que amor é este?

O Senhor Jesus muitas vezes antes de operar um milagre ele parava e perguntava: O que queres que eu te faça?

Somos Cristão? Vamos a casa do publicado anunciar boas novas? Vamos a casa da sogra de pedro quando ela está enferma?

Por outro lado tem quem fala que precisa ser humilde, falar a verdade, sem engano.
Reflitamos nisso, que nossas palavras acompanhe nossas atitudes, que nossa pregação seja uma extensão de nossa vida. Se no céu há silêncio diante das orações seguimos o exemplos para ouvir o nosso próximo.

If you enjoyed this post, make sure you subscribe to my RSS feed!