Podemos ver a história de Davi dois cultos para trazer a arca do Senhor a cidade do rei, vamos analisar os dois cultos.
Em 2 Samuel 6 podemos ver a história de Davi buscando a arca da casa de Obede-Edom, e trazia com júbilo e danças. Foi um culto fervoroso, cheio de sacrifício ao Senhor. Palavra do Senhor sendo obedecida, mas vemos nos versículos 16 a 20 que Mical estava na janela, ela não participada do culto, mas começou a criticar. Vale lembrar que Mical não é uma má pessoa, tanto é que não deixou Davi morrer pelas mãos de seu pai. Mas ela ao invés de participar do culto e se alegrar, ela resolveu tece críticas.
Houve consequências negativas para Mical que morreu sem ter filhos, mas não é nosso foco, por um lado vemos os críticos de um culto verdadeiro, mas por outro lado precisamos rever o que aconteceu no culto anterior.
No culto anterior que podemos analisar em 1 Crônicas 13 vemos o culto fervoroso, alegre, com propósito firme de seguir ao Senhor e agradá-lo, vemos comunhão entre todo o Israel, algo que pareceu bem a todo o povo, veja toda a IGREJA (trazendo para os dias de hoje), estavam de acordo e parecia bem aos olhos de todos 1 Crônicas 13:4. Davi e todo o Israel estavam alegres perante Deus, a bíblia registrar no versículo 8 de 1 crônicas 13 ‘E Davi e todo o Israel, alegraram-se perante Deus com todas as suas forças; com cânticos, e com harpas, e com saltérios, e com tamborins, e com címbalos, e com trombetas.’. Tinha cânticos, estavam todos alegrem, tinha a arca do Senhor, a arca simboliza alegria, a palavra do Senhor, então trazendo para os dias de hoje tinha a USO DA PALAVRA do Senhor. Mas embora todos alegres, com elementos que pareciam estarem de acordo com a palavra do Senhor não estavam o obedecendo. Não é era o que Deus queria.
Houve irreverência Uzá olhou para dentro da arca com boas intenções, mas faltou reverência, pelo que Deus o matou. O culto não estava conforme Deus determinou, embora todos estavam alegres. Não há registro de ajuda de Deus aqui, todos se alegraram perante o Senhor, mas não foi do agrado do Senhor.
Davi reconhece o erro no versículo 13 do capítulo 15 de 1 Crônicas quando diz “Porquanto vós não a levastes na primeira vez, o SENHOR nosso Deus fez rotura em nós, porque não o buscamos segundo a ordenança.”. Buscar a Deus segundo o nosso coração e não segundo a vontade de Deus não nos acrescentará nada, será apenas emoções vazias. Havia uma ordenança de como deveria ser o culto, o culto não pode ser dirigido segundo o nosso coração, mas de acordo com a vontade de Deus, até porque a Bíblia diz que enganoso é o coração do homem.
Trazendo para os dias de hoje, muitos dos cultos usam-se a Bíblia, pregam o que tem na Bíblia, mas não o que a Bíblia quer dizer, não falam da glória de Deus, mas apenas de bênçãos terrenas, embora Deus quer também nos abençoar com bênçãos terrenas, mas não pode ser o nosso foco, até porque aqui não é nosso destino.
Não podemos simplesmente dizer que o culto foi agradável a Deus porque houve profecia, porque houvem quem chorasse, quem se alegrasse se a palavra estava fora do que a Bíblia ensina. Podemos nos alegrar e não estaremos agradando a Deus. Não podemos ignorar a palavra de Deus e nem muito menos aprender a palavra de Deus só na igreja, senão vamos acreditar em qualquer coisa que nos disserem, e como vamos saber se quem está pregando é charlatão ou um autêntico? Por que você se alegrou? Por que você chorou? Vemos que isso não pode servi de base. A verdadeira pregação traz mudança de vida e não apenas lágrias e choro.
O segundo culto aconteceu depois do fracasso do primeiro, onde houve morte, mas o segundo foi segundo a palavra de Deus, e vemos no segundo culto há sacrifício, há louvores. E o mais importante no segundo culto há ajuda de Deus, ou seja a presença de Deus para o bem, o segundo culto foi segundo a palavra de Deus a Bíblia registra que Deus ajudou. “E sucedeu que, ajudando Deus os levitas que levavam a arca da aliança do SENHOR, sacrificaram sete novilhos e sete carneiros.” 1 Crônicas 15.26.
Precisamos ter cuidado para não cultuarmos como no primeiro culto, nem tão pouco ser os críticos do segundo culto. Para não errar e fazer errado precisamos dar ouvido ao que o Senhor Jesus falou: “Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?” Marcos 12.24. O primeiro culto foi errado porque faltou conhecimento da palavra de Deus, não podemos usar a palavra de Deus ao nosso bel prazer, mas precisamos buscar entender para que possamos fazer de acordo com a vontade de Deus e assim Deus vai nos ajudar e fazer presente.
Reflitamos e vamos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor: “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR;” Oséias 6.3.